terça-feira, 18 de novembro de 2014

Pesquisador da Universidade de Washington abre IV Seminário

Abrindo a programação o IV Seminário Cultura e Subalternidades traz a conferência Indígenas: a vanguarda invisível da modernidade com a participação especial do professor e pesquisador Jonathan Warren (University of Washington, EUA) que desenvolve há 20 anos estudos sobre a Cultura Brasileira e pela primeira vez fará uma palestra em Salvador.
Livro publicado por J. Warren

Atualmente Warren é co-diretor do Center for Brazilian Studies da University of Washington (Seattle, EUA) e possui especialização nas áreas de Educação, Raça, Etnicidade e Nacionalismo, Estudos Culturais e Métodos de Pesquisa Qualitativa. Entre suas produções mais recentes figuram os textos como Contesting White Supremacy: The Rise of Posttraditional Indians in Brazil (Contestando a supremacia branca: o nascimento dos índios pós-tradicionais no Brasil - Rutgers University Press) e The Burden of Not Being Black: A Comparative Analysis of the Educational Performance of Afro-Brazilian and African American Students (O fardo de não ser negro: uma análise comparativa da performance educacional de estudantes afro-brasileiros e afro-americanos - Estudos Afro-Asiaticos, vol. 32).

Aproveitando a passagem do pesquisadorn no Brasil, o Semnário também exibirá o documentário De baixo pra cima resultante de estudo sobre as comunidades habitantes do Vale do Jequitinhonha, região do estado de Minas Gerais, no Brasil.

Para mais informações, acesse:
Texto "Comparative racisms: What anti-racists can learn from Latin America (Racismos comparados: o que os anti-racistas podem aprender com a América Latina)". Para ler trecho clique aqui.