No primeiro dia (15) do II Seminário Cultura e Subalternidades, a Conferência de Abertura do evento será proferida pela professora Drª. Eneida Leal Cunha com o tema A potência de um ainda menor.
Eneida Leal Cunha é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1972), mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal da Bahia (1979) e doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993). Atuou como Professora Titular de Literatura Brasileira na UFBA até 2010 e atualmente é Professora Associada no Departamento de Letras PUC-RIO.
Tem experiência nas áreas de Letras e de Cultura e produção intelectual predominantemente sobre as questões identitárias que emergem na história e na contemporaneidade cultural e literária brasileira e de outros espaços lusófonos. Autora do livro Estampas do Imaginário: literatura, história e identidade cultural (Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006), também foi responsável pela organização do livro Leituras críticas sobre Silviano Santiago (Belo Horizonte/São Paulo: Ed. da UFMG/Ed. Fundação Perseu Abramo, 2008).
Viva o povo brasileiro: história e imaginário
Narrar ou morrer (sobre vivências do sistema penitenciário brasileiro) - Revista SEMEAR 7
Estudos Culturais e a contemporaneidade - Revista IPOTESI
Para conhecer mais o Grupo de Pesquisa Cultura e Subalternidades, acesse:
http://www.gpsubalternidades.ufba.br/
http://www.gpsubalternidades.ufba.br/