Dando seguimento às nossas postagens sobre os convidados e organizadores do II Seminário Cultura e Subalternidades, hoje apresentamos o perfil do professor Dr. Maurício Matos. Em parceria com a professora Marinyze Prates, Maurício também coordena o Grupo de Pesquisa em Cultura e Subalternidades e é um dos organizadores do Seminário.
Maurício Matos dos Santos Pereira é Professor Adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos-IHAC e Professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura). Enquanto pesquisador, atua prioritariamente nos temas: rupturas da representação no cinema brasileiro, subalternidade e contemporaneidade, história do Brasil, violência e crime organizado, teoria/crítica do cinema brasileiro. Em 2010, publicou o livro Significações da Violência no Cinema Brasileiro (Quarteto Editora).
Na ocasião do II Seminário Cultura e Subalternidades, Maurício Matos apresenta a palestra O que fazemos com a subalternidade no dia 15 de outubro (segunda-feira).
Alguns textos disponíveis na internet (clique no título para acessar):
Significações da violência no cinema brasileiro (VI ENECULT)
Violência, cinema e processo democrático no Brasil (II ENECULT)
Subalternidades em perspectiva no cinema brasileiro (III EBECULT)
Para conhecer mais o Grupo de Pesquisa Cultura e Subalternidades, acesse:
http://www.gpsubalternidades.ufba.br/
http://www.gpsubalternidades.ufba.br/