Movimento musical pernambucano é tema de pesquisa. |
No dia 17 de outubro o II Seminário Cultura e Subalternidades conta com a presença do Professor Dr. José Henrique de Freitas Santos e o seu trabalho sobre Afro-rasuras: o hip hop como agência biopolítica de letramentos negros.
José Henrique é Professor Adjunto I de Língua Portuguesa da Universidade Federal da Bahia, onde trabalha com componentes curriculares ligados à Língua, poder e diversidade cultural e à Leitura e Produção de Textos. Doutor em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura é docente do Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura do ILUFBA. Atualmente coordena o grupo de pesquisa "Rasuras: estudos de práticas de leitura e escrita" e é tutor do PET Comunidades Populares (Interdisciplinar). Integra ainda os núcleos Ayoká-Kianda (UNEB) e o NELT - Núcleo de Estudos das Linguagens e suas Tecnologias (UFBA). Seus campos de atuação são: Língua Portuguesa, Letramentos, Estudos étnicos, Literaturas de língua portuguesa, Estudos culturais.
O professor também autor do livro AFROPLAGICOMBINADORESCIBERDÉLICOS: afrociberdelia e plagicombinação nas letras de Chico Science & Nação Zumbi (Quarteto Editora, 2006) o qual é definido por Marcos Botelho como "abre-te sésamo conceitual", em que "se discute como a concatenação de África, cibercultura e psyco-funk-samba-punk-coco-dub emerge como lócus enunciativo para uma discussão étnica à luz das reconfigurações identitárias atuais". Para ler comentário completo sobre o livro clique aqui.
- Escritas biopolíticas: José Eduardo Agualusa, Ferréz e MV Bill na Cena Afro-Brasileira - Revista Interdisciplinar
- Sílvio Romero: o pensamento mestiço - Revista Independência (Faculdade 2 de Julho)
- Etnoescrituras: o hip hop como oficina de leitura e escrita multimodais - 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil
Para conhecer mais o Grupo de Pesquisa em Cultura e Subalternidade, acesse: