Livro lançado na SOCINE. |
Em 16 de outubro, segundo dia do II Seminário Cultura e Subalternidades, o professor convidado é Mahomed Bamba e apresentará o trabalho intitulado A irrupção do Outro no campo do discurso teórico sobre os cinemas pós-coloniais africanos.
Bamba possui graduação em Letras pela Université Nationale d´Abidjan (Costa do Marfim), mestrado em Lingüística Geral e Semiótica pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Cinema e Estética do Audiovisual pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto I na Faculdade de Comunicação (Facom) e no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom) da Universidade Federal da Bahia. Suas principais áreas de pesquisa são: Teorias da Recepção Cinematográfica, Semiologia e Narratologia do Cinema, Cinema Transnacional, Cinema e Identidades plurais, Cinemas Africanos e das Diásporas.
O professor também é responsável pela organização do livro Filmes da África e da Diáspora: objetos de discursos (EDUFBA, 2012) lançado no dia 09 de outubro de 2012, por ocasião XVI Encontro SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, realizado em São Paulo.
- Imagens e discursos dos filmes africanos sobre as experiências migratórias e o “desejo de alteridade” - RUA (Revista Universitária do Audiovisual)
- Do “cinema com sotaque” e transnacional à recepção transcultural e diaspórica dos filmes - Revista Palíndromo (UDESC)
- Jean Rouch: cineasta africanista? - Revista Devires (UFMG)
Para conhecer mais o Grupo de Pesquisa em Cultura e Subalternidade, acesse: