Publicação da EDUFBA que aborda um dos temas da pesquisadora. |
Denise Carrascosa França é Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (Departamento de Letras Germânicas), mesmo Instituto onde se formou como Mestre e Doutora em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura. Com bacharelado em Letras com ênfase em Tradução pela Universidade Salvador (Unifacs) e Direito pela Faculdade de Direito da UFBA, Carrascosa ensina literaturas anglófonas e, atualmente, pesquisa narrativas contemporâneas em uma articulação com os seguintes temas: literatura como performance, escritas de si, políticas de si, subjetividades marginais e Américas Anglófonas.
Em 2012, na segunda edição do Seminário, a professora apresentou o trabalho intitulado Narrando-se no limite: produção subjetiva pós-prisional, temática cuja discussão será ampliada com a mesa Literatura, Performance e Prisão - Projeto Lemos de Brito do dia 8 de outubro, às 17h. Atualmente, a professora também é responsável pela tradução para o português de textos da autora indiana Gayatri Spivak.
Alguns textos disponíveis na internet (clique no título para acessar):
O "hediondo" da lei dos crimes hediondoS - Aletria - Revista de Estudos de Literatura (UFMG)
A Grande Gargalhada de Lucas Matesso: leitura do corpo torturado em uma narrativa angolana do pré-75 - Revista Gatilho (UFJF)
Confessando a carne em Grande Sertão: veredas - Inventário - Revista dos Estudantes de Pós-Graduação em Letras (UFBA)
Para conhecer mais o Grupo de Pesquisa em Cultura e Subalternidade, acesse: