A leitura crítica do clássico da sociologia compõe as discussões do pesquisador. |
A conferência de abertura do III Seminário Cultura e Subalternidades será no dia 07 de outubro e contará com a presença do professor Dr. Jesiel Ferreira de Oliveira Filho, do Instituto de Letras da UFBA e que apresentará o tema Imagens e projetos transculturais em poemas da negritude.
Jesiel Filho possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestrado e Doutorado em Teorias e Crítica da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da Universidade Federal da Bahia (2003/2008). Com experiência na área de Letras, o professor desenvolve trabalhos como docente e pesquisador que, considerando os eixos temáticos da colonialidade, das relações raciais e da diversidade cultural, buscam articular, sob perspectivas interdisciplinares e comparativistas, problemáticas dos Estudos Culturais e das Literaturas de Língua Portuguesa, destacadamente a Angolana e a Brasileira.
Atualmente trabalha como professor-adjunto de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia e é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (AFROLIC).
Alguns textos disponíveis na internet (clique no título para acessar):
Leituras triangulares: racismo e alienação em literaturas lusófonas (Seminário Nacional Literatura e Cultura - UFS)
O sexo da raça : identidade, escravidão e patriarcalismo em A gloriosa família, de Pepetela (Revista IPOTESI)
Para conhecer mais o Grupo de Pesquisa em Cultura e Subalternidade, acesse: